Você está feliz com a sua profissão?

A Pew Research Center realizou um estudo para descobrir se profissionais de diversas faixas etárias estão (ou não) felizes com sua profissão.

Você está feliz com a sua profissão? Essa foi a pergunta feita por uma pesquisa e, o mais surpreendente, o resultado revelou a média de idade dos participantes e a relação com a satisfação ou não no ambiente de trabalho.

Interessados em descobrir o nível de contentamento de profissionais de diversas idades, a Pew Research Center realizou um estudo completo sobre o assunto.

Dentre os entrevistados que possuem entre 18 a 29 anos, somente 44% dos respondentes afirmaram estar contentes em suas profissões atuais.

Enquanto isso, quase 70% dos trabalhadores que possuem 65 anos ou mais, afirmaram estarem satisfeitos com sua carreira.

Quanto mais velho, mais feliz na profissão?

ilustração de pessoa com a cabeça sob o notebook em sua mesa de trabalho, visivelmente infeliz

Foi possível perceber através do estudo que existe um grande abismo entre a faixa etária de profissionais que se encontram felizes em suas funções e os que não estão.

Aparentemente, colaboradores mais novos estão com dificuldades de encontrar vagas que os tornem contentes em atuar.

Outro ponto relevante encontrado pelo estudo é que os colaboradores mais novos tendem a considerar um nível de estresse maior no trabalho do que profissionais mais velhos.

Desse modo, funcionários com 50 anos ou menos afirmaram possuir uma alta carga de estresse nas funções que desempenham atualmente.

Veja também: encontre vagas home office nas principais empresas

Diferença entre salários: dinheiro traz felicidade?

Um dos motivos pelo qual é possível saber se você está feliz com a sua profissão ou não é o valor do salário.

Segundo a pesquisa, trabalhadores mais jovens possuem cargas de trabalho maiores e salários menores comparado ao piso salarial de profissionais mais velhos.

Isso se dá principalmente devido ao nível de experiência dos colaboradores com mais idade e posições de maior responsabilidade no ambiente corporativo.

A pesquisa também questionou qual era a importância do trabalho na vida dos profissionais entrevistados.

Para 47% dos respondentes, principalmente para aqueles que possuem uma renda maior, o trabalho representa uma parcela muito importante da vida.

O número foi reduzido para 36% quando colaboradores com menor renda foram questionados sobre o mesmo assunto.

Todos os números e resultados deixam claro que o nível de satisfação pode estar relacionado ao salário, ou seja, quanto maior, maior o nível de felicidade.

Além disso, percebe-se que o nível de estresse está presente em profissionais mais jovens que atuam em cargos que pagam menos.

E então, você está feliz com a sua profissão?

Créditos das imagens: Freepik.

Veja mais