Como trabalhar em casa na internet e por conta própria
Trabalhar em casa pode ser um grande desafio, mas tem potencial de retorno financeiro maior do que em um emprego fixo! Confira nossas dicas.
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro pela internet pode até parecer proposta milagrosa, mas é sim algo possível. A rede virtual facilita contatos e permite que profissionais e equipes executem projetos individuais e em conjunto, mesmo que que estejam distantes fisicamente.
Antigamente, a ideia de possuir um negócio digital era um sonho distante para a maioria. Hoje em dia, no entanto, basta dar uma rápida pesquisada para encontrar muitos exemplos de pessoas empreendendo nos mais variados segmentos do mundo digital.
Aqui eu vou te dar algumas dicas valiosas para se preparar bem e executar de forma lucrativa seus negócios no mundo online. Desse modo, vou te provar que alcançar o sucesso na internet é uma mistura entre estar preparado(a) e pronto para aproveitar oportunidades!
Contudo, ao contrário do que muitos pensam, trabalhar em home office é mais difícil do que parece. No geral, é preciso encontrar um nicho de mercado para atuar e, assim, construir a clientela. Além de possuir obrigatoriamente organização, planejamento e muito trabalho duro.
Confira:
Índice
Home office e freelancers: como trabalhar por conta própria na internet
O chamado home office é a prática de trabalhar em/de casa, e quem atua dessa forma é comumente chamado de freelancer. Geralmente, são contratados por uma empresa para executar um serviço de curta duração.
No geral, esses profissionais não são empregados em regime CLT, mas ultimamente algumas empresas apostam na metodologia home office como uma maneira de reduzir gastos e agilizar trabalhos, mesmo com funcionários de carteira assinada. A prática é conhecida como home based.
Um exemplo comum de profissionais freelancers são os web designers. Eles passam semanas desenvolvendo o site de determinado cliente e, ao fim do processo, faturam um valor fixo pela tarefa.
Não há vínculo empregatício nem benefícios como férias e 13º salário. Por outro lado, existe a possibilidade de acumular clientes e escolher as oportunidades mais interessantes.
Ilustradores, programadores de software, publicitários, jornalistas e outros representantes da indústria criativa também costumam aderir a esse modelo, ainda que seja como renda extra.
Ao trabalhar por conta própria, existe a possibilidade de desenvolver habilidades empreendedoras, aprendendo a “vender o próprio peixe” e obtendo a liberdade para dar início a projetos inovadores.
Basta ter organização e boa iniciativa.
Sites para oferecer serviços e encontrar trabalhos
A internet é o principal meio de encontrar e investir nas atividades executadas em casa. Sites como 99jobs, Workana e Rock Content são plataformas que reúnem freelancers capacitados nas mais diversas funções:
- diagramação,
- produção de textos,
- revisão de conteúdo,
- tradução literária,
- gestão de redes sociais
- e por aí vai.
Vale a pena visitar essas comunidades e verificar os requisitos para trabalhar em cada projeto. Se você tiver as qualidades necessárias, já poderá oferecer as primeiras propostas e começar a ganhar dinheiro na internet.
Dicas para ganhar dinheiro trabalhando de casa
Entretanto, estou aqui para dar dicas, por isso separei uma lista com itens que você deve prestar atenção para aumentar as chances de sucesso trabalhando de casa pela internet.
Confira:
Encontrando um segmento
O primeiro passo para começar a trabalhar em casa por conta própria é encontrar um nicho de mercado para iniciar suas atividades na web.
Nichos são, basicamente, sub-mercados dentro de uma área de atuação. Por exemplo, se o mercado é de produção de textos, você pode escolher o nicho de redação, correção, revisão, entre outros.
A ideia é pesquisar por um nicho que possua uma demanda boa e recorrente.
Criação de sites
Muitas empresas precisam de sites profissionais para aumentar sua presença na internet e nas ferramentas de buscas, como o Google.
Um site é uma das melhores formas de apresentar um produto e/ou serviço de uma empresa. Por isso, é um mercado que possui uma grande demanda online.
Inclusive, hoje em dia é possível criar sites sem ter experiência, o que pode começar como renda extra e terminar como uma carreira sólida e crescente.
Trabalhar escrevendo textos como redator web
Se você gosta de escrever, saiba que é possível ganhar dinheiro na internet com seus textos.
Isso porque existem plataformas, como a Rock Content, que pagam por artigo escrito. Para começar, será necessário obter uma certificação dentro da plataforma, além de possuir uma boa escrita.
Além disso, é preferível possuir conhecimento em uma ou mais áreas de atuação para aumentar o número de trabalhos disponíveis e, consequente, obter uma maior renda.
Oferecer consultoria de marketing digital
Outra forma de trabalhar em casa é oferecendo consultoria e estratégias de marketing digital para pequenas empresas.
Muitos novos negócios precisam de audiência para poder conquistar clientes e, como a internet oferece as ferramentas necessárias para divulgar um produto/serviço e atrair pessoas, é possível oferecer serviços especializados em marketing digital.
Com uma rápida pesquisa, é fácil encontrar uma grande variedade de cursos gratuitos sobre o assunto. E, além de oferecer o serviço para seus clientes, o conhecimento obtido poderá ser aplicado para alavancar o próprio negócio.
Atuar como freelancer com as suas qualidades
Se você gosta de escrever, manja de Photoshop e edição de imagens, gosta de tirar fotos, sabe criar sites etc, é possível atuar como freelancer.
Na verdade, muitos empreendedores sustentam seus negócios a base de freelas e muitas áreas de atuação podem ser exploradas online.
Em plataformas como o 99Freelas e Workana é possível encontrar oportunidades e trabalhos para freelancers iniciantes e experientes.
Se você possui uma habilidade ou conhecimento técnico relacionado a web, escrita, edição ou design, encontrar trabalhos não será uma atividade difícil para você.
Criar uma loja virtual
Um dos negócios mais lucrativos da web, criar uma loja virtual pode ser uma ótima maneira de começar a trabalhar online.
O primeiro passo a ser dado é escolher o que será vendido. O segundo, escolher uma plataforma para hospedar a sua loja.
Manter um comércio eletrônico é mais fácil do que imagina e o investimento é muito baixo.
Só para ter uma ideia, o setor de comércio eletrônico (também chamado de e-commerce) obteve um crescimento de 73,88% em vendas em 2020 e 83,68% de acréscimo em faturamento.
Isso acaba atraindo novos empreendedores todos os anos, que acabam enxergando no setor de e-commerce uma excelente maneira de começar.
Como ganhar dinheiro na internet trabalhando por conta própria?
Atualmente, até mesmo quem não tem formação específica consegue trabalhar por conta própria na internet. Basta entregar serviços satisfatórios dentre as funções alternativas que geram renda ou grana extra.
Há empresas que pagam os usuários para que estes respondam a pesquisas de mercado online. Isso mesmo: basta cadastrar-se, responder questionários e ir acumulando pontos, que são trocados por recompensas financeiras.
Entre esses portais, destacam-se o Global Test Market, o eCGlobal, o Green Panthera e o Toluna.
É claro que não dá para ficar milionário com essas soluções. Costuma-se levar algum tempo para que se possa converter a pontuação dos questionários em dinheiro.
Ainda assim, essa é uma maneira produtiva de ocupar o tempo ocioso e juntar uns trocados a mais.
Outra sugestão é procurar as chamadas vagas home based. São empregos formais desempenhados em casa. Representação comercial (vendas) e atendimento ao cliente costumam ser as áreas mais populares.
Para se candidatar, basta ter conexão banda larga e os equipamentos exigidos, como computador, fone e microfone.
No entanto, antes de enviar o currículo, pesquise sobre a idoneidade da companhia. Essa cautela é indicada para prevenir golpes. Desconfie das promessas de dinheiro fácil.
Viu como é possível trabalhar por conta própria pela internet e ganhar dinheiro com isso? Então aproveite para conferir outras dicas aqui no site e prepare-se para trampar online.
Contribuição: Rafael Tourinho Raymundo
Edição e revisão: Leonardo Vieira