Primeiro emprego com carteira assinada é mais raro do que você imagina
Quer seu primeiro emprego com carteira assinada? Segundo pesquisa, isso está cada vez mais difícil. Saiba como está o mercado de trabalho!
Conseguir o primeiro emprego com carteira assinada tem se tornado cada vez mais difícil.
Dentre os principais motivos para que os jovens tenham maior dificuldade para conseguir uma oportunidade formal está a falta de qualificação, conhecimento em tecnologia e adversidades da vida.
O site A Crítica realizou uma entrevista com diversos jovens profissionais para tentar entender melhor as principais dificuldades e desafios de cada um.
Segundo Gabriely Moura, de 20 anos, a qualificação e busca por conhecimento não tem sido o suficiente para conseguir garantir uma vaga na área administrativa.
“Bom, para quem está procurando o primeiro emprego é sempre mais difícil, existem poucas oportunidades. Geralmente as empresas preferem alguém com carteira com várias experiências ou alguém que seja indicado. Então, para mim que não tem essa facilidade é um pouco mais difícil. Vou me virar como posso, enviando currículos para onde precisam, e fico aguardando”, afirmou Gabriely.
Oportunidades sem assinar a carteira
Segundo Myler, de 34 anos, que está há mais de 9 meses desempregado, as exigências do mercado de trabalho têm sido cada vez maiores, isso tem afetado diretamente as oportunidades para os profissionais.
Além disso, existem diversas oportunidades de emprego que não oferecem a oportunidade de ter carteira assinada.
Segundo o profissional, ele atuou por anos como vendedor em uma loja e nunca teve a sua carteira assinada devidamente, assim como os seus direitos garantidos por lei.
Para Myler, muitas vagas exigem que os trabalhadores morem em regiões específicas da cidade de Manaus, o que também afeta diretamente a oportunidade de trabalho.
Por fim, questões como a falta de oportunidade para quem possui menos de 6 meses de experiência profissional também afetam o tão sonhado primeiro emprego com carteira assinada.
Um olhar para o mercado de trabalho em Manaus
O primeiro trimestre de 2023 registrou mais de 50 mil admissões com carteira assinada.
Esses dados representam um pequeno aumento de 0,02% em contratações formais relacionadas ao ano anterior.
Somente no mês de março, o Caged apontou que foram mais de 18 mil contratações, o saldo foi de mais de 1450 empregos com carteira assinada na cidade.
Em relação às demissões, houve um aumento percentual de 5,1% em Manaus, no primeiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do último ano.
Somente este ano, já foram mais de 50 mil desligamentos, contra 48 mil em 2022.
Em relação ao mercado de trabalho estadual do Amazonas, foram mais de 19 mil contratações no mês de março de 2023.
Dentre as áreas da indústria que mais oferecem oportunidades, incluindo o primeiro emprego com carteira assinada, está o setor de serviços, seguido pela indústria e por fim, a área de construção.
Créditos das imagens: Freepik.