Pesquisa aponta principais desafios na carreira dos jovens
Segundo pesquisa da NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), a maioria dos jovens tem medo de seguir o caminho errado em suas profissões.
Quais são os principais desafios na carreira dos jovens atualmente?
Esse foi o tema de uma pesquisa desenvolvida pelo NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios).
Afinal de contas, o mercado profissional está passando por diversas transformações nos últimos anos, e o principal questionamento é como os novos profissionais estão se comportando diante de tantas mudanças.
Com dados coletados no mês de março de 2023, ao todo, foram mais de 25 mil respondentes, com idades entre 15 e 27 anos de idade.
A maioria dos jovens tem medo de seguir o caminho errado
Dentre os principais desafios na carreira dos jovens apontados pela pesquisa, foi possível notar que a maioria dos entrevistados possuem medo de fazer escolhas no mundo corporativo que possam ser considerados como um caminho errado.
Desse modo, 26% dos participantes afirmaram que querem ter certeza de que o rumo profissional que estão tomando é a melhor opção.
Segundo Renata Blumtritt, analista de treinamento e desenvolvimento do NUBE, todos nós temos projetos de vida criados, e para que eles se realizem, é necessário decidir um bom caminho profissional.
Para a especialista, quando atuamos em uma profissão por amor ou por afinidade, mesmo existindo diversos desafios no caminho, encaramos como experiências para a evolução e crescimento na carreira.
Portanto, o autoconhecimento é a resposta para que os principais desafios na carreira dos jovens possam ser vencidos.
Afinal, quanto mais nos analisamos e nos conhecemos, maior a chance de estarmos seguros no momento de uma escolha tão importante como a carreira profissional.
Leia também: sites com vagas de trabalho home office
Muitos jovens desejam ser considerados bons profissionais
Mais de 20% dos respondentes da pesquisa, ou seja, uma média de 5.400 entrevistados, afirmaram que gostariam de se desenvolver suficientemente bem na carreira a ponto de serem considerados profissionais respeitados na área de atuação escolhida.
Segundo Renata, para conquistar este tipo de respeito no ambiente corporativo, é necessário desenvolver senso de liderança, empatia, espírito de equipe, resiliência e proatividade.
Afinal de contas, somente o conhecimento e experiência técnica não garantem o reconhecimento por uma determinada profissão.
A ansiedade tem sido um desafio para muitos
Mais de 5 mil respondentes da pesquisa afirmam que a ansiedade é um dos principais desafios na carreira dos jovens.
Preocupações sobre como será o futuro das profissões escolhidas e as incertezas do mercado de trabalho tornam o processo de escolha ainda mais difícil para muitos.
Desse modo, identificar o sentimento de ansiedade é o primeiro passo para lidar de forma positiva com essa situação, mas não é o suficiente.
Portanto, para conseguir lidar melhor com esse tipo de problema, é necessário saber lidar com as suas próprias emoções, sensações e reações a possíveis diversidades no mundo corporativo.
Além disso, conhecer os seus próprios limites e vulnerabilidades também é uma ótima maneira de encontrar soluções para combater a ansiedade.
Por fim, a analista destaca a importância de buscar auxílio profissional para lidar melhor com essas questões e receber aconselhamentos ideais.
Créditos das imagens: Freepik.