Mac Mini 2012: Vale a pena?
Vale a pena comprar um Mac Mini? É vantajoso no trabalho e no dia-a-dia? Substitui um iMac? E a configuração ideal? Confira minha análise e opinião!
Tive um Mac Mini por pouco menos de um ano. Isso porque eu o utilizei em um trabalho temporário, e depois de um tempo me arrependi bastante por tê-lo vendido.
Isso porque os novos Mac Minis têm a configuração inferior, por incrível que pareça. Que coisa, Apple!
Índice
Meu Mac Mini: Configuração
O modelo era o late 2012 com processador 2.5 GHz Intel i5 quad core, 10GB de RAM, 500GB de HDD e placa de vídeo integrada Intel® HD Graphics 4000 – Sistema operacional OSX Mavericks.
O computador tinha 4 entradas USB 3.0, 1 porta FireWire 800, 1 entrada Thunderbolt, 1 entrada Ethernet, 1 entrada HDMI, 1 slot para cartão SDXC e 1 entrada para saída e outra para entrada de áudio.
Mac Mini no trabalho
Não ficava pra trás de meu iMac, mesmo tendo 2GB de RAM a menos.
Claro que a tela nem se compara, mas se você não tem condições de comprar um iMac, um Mac Mini não vai te deixar na mão.
Bom, eu sou Web Designer e Desenvolvedor Front-End, então uso muito o pacote Adobe, principalmente com os programas Photoshop, Illustrator e XD. Assim que comprei o computador, fiz um upgrade de memória RAM pra utilizar tudo isso simultaneamente sem gargalos (de fábrica o Mac Mini vinha só com 4GB).
Utilizava um programa para rodar o Windows de forma virtual para testar projetos, e isso que consumia bastante RAM. Sublime Text e outros programas mais leves rodavam perfeitamente, claro. Utilizar várias abas do navegador também não era um problema.
O Mac Mini não tem drive de DVD, mas hoje em dia isso nem faz mais falta. Quanto ao monitor, teclado e mouse, qualquer marca que você utilizar irá funcionar – os monitores mais antigos podem apresentar algum problema, mas os mais novos funcionam perfeitamente.
Mac mini no dia-a-dia
Só utilizei o Mac Mini para trabalho, mas a configuração dele era bem parecida com a de meu iMac, que eu utilizava com maior frequência.
Sendo assim, é um ótimo computador para jogos, e por ser bem pequeno você pode até utilizá-lo como central multimídia, ligando-o em sua TV na sala, por exemplo.
A configuração ideal
Hoje em dia o Mac Mini é mais limitado que esse modelo de 2012 – o upgrade de RAM só é possível ser feito de fábrica, mas o de HDD/SSD ainda é possível ser feito manualmente.
Além disso, os novos modelos não são quad core, o que é uma pena para quem precisa de uma máquina potente e barata. Monitores 4K, nem pensar.
Tendo em vista o modelo 2012 com a configuração que descrevi no início do post, o único upgrade que eu faria seria de SSD.
Levando em conta os modelos atuais, a meu ver a configuração ideal é o “top de linha”: 8GB de RAM e 1TB de Fusion Drive. Se você optar por um HDD normal, faça o upgrade de RAM (16GB).
Acessórios recomendados
De fábrica, o Mac Mini só vem com uma fonte de alimentação (o que comprei vinha com um adaptador mini DisplayPort para HDMI, mas a Apple tirou isso dos novos também).
Sendo assim, você irá precisar de um teclado, um mouse, um monitor e um adaptador. Na ordem, recomendo: Teclado Bluetooth e o Magic Mouse (ou a Magic Trackpad, se você preferir), ambos da Apple e um monitor da Dell (o melhor custo-benefício atual), que já vem com o adaptador.
Além disso, recomendo um nobreak com uma bateria boa, filtro de linha e estabilizador só pra garantir. E um HD externo para backups.
Mac Mini: Vale a pena?
Vale, e vale muito! Hoje em dia está bem, mas bem mais caro ter um Mac Mini – até o modelo de entrada é caro. Só que se você não quer ter um desktop que não seja Apple e não precisa de uma configuração muito superior, não hesite em optar pelo Mac Mini.
Se você conseguir encontrar um modelo 2012, ótimo, poderá fazer upgrades e ter uma máquina no nível de um iMac. Se não, ainda vai ter um computador bacana, principalmente se optar pelo Fusion Drive ou SSD.
Bom, é isso. Deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida! Quero deixar esse post bem completo, pois sei que opiniões de usuários ajudam na escolha final na hora de comprar um computador novo.
Inclusive, se você já tem um Mac Mini, aproveite pra deixar sua opinião também!