Como parar de procrastinar? Veja dicas infalíveis!
Parar de procrastinar exigirá paciência, disciplina e força de vontade. Então, confira agora essas dicas para parar de procrastinar!
Não tenha vergonha em procurar saber como parar de procrastinar – afinal, a procrastinação é um mal enraizado no ser humano.
Quem nunca se viu na situação de ter que realizar uma tarefa importante e ficar adiando e adiando, até se ver sem prazo e ter de resolver correndo ou, muitas vezes, nem mesmo resolver?
Pois bem, isso é procrastinar.
Ainda que essa condição seja natural às pessoas, acaba se tornando um grave problema quando passa a afetar diretamente a produtividade e o bem-estar de alguém.
Portanto, é mais do que necessário combater a procrastinação e se ver livre o mais rapidamente possível desse mal.
Quer saber como fazer isso? Continue lendo para entender!
Índice
O que é a procrastinação?
Por definição, procrastinação é o ato de procrastinar, ou seja, de transferir para outro dia, deixar para depois, adiar, delongar, postergar.
Nas palavras do psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade de Carleton, “você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer”.
Ainda de acordo com Pychyl, quem posterga as tarefas acaba tendo uma piora em sua qualidade de vida.
Por mais que pareça algo comum, há diferentes níveis de procrastinação, de modo que nem sempre adiar uma tarefa ou compromisso significa que você sofre com esse problema.
Na verdade, uma a cada cinco pessoas pode ser considerada uma procrastinadora, o que ocorre quando a produtividade, seja em sua vida profissional ou social, fica comprometida por conta da pouca disposição a cumprir com o que é devido.
Quais são as principais causas da procrastinação?
Existem diferentes motivos que levam uma pessoa a procrastinar, desde fatores genéticos a condições psicológicas, sendo estas últimas mais comuns.
Apesar de parecer um mal moderno, existem evidências de filósofos e poetas de idades antigas que já tratavam do assunto como algo relevante.
De modo geral, a procrastinação ocorre porque a mente humana prefere a recompensa imediata à promessa de ganho futuro.
Portanto, se você precisa fazer um relatório para a sua empresa – uma tarefa em geral trabalhosa e nada estimulante – a tendência é correr para aquilo que mais faz sentido de imediato, como passar horas nas redes sociais, por exemplo.
Cientificamente, é possível afirmar que a procrastinação está baseada em 4 pilares centrais, sendo eles:
- Tarefas de baixo valor: conforme o exemplo do último parágrafo, os procrastinadores preferem tarefas que dão retorno imediato àquelas que são consideradas chatas e poucos estimulantes;
- Expectativa de dificuldade: lidar com a dificuldade é uma fraqueza do ser humano. Se o indivíduo julgar um tarefa como difícil de ser realizado, é bastante provável que ele tente procrastiná-la de todas as maneiras possíveis;
- Medo de errar: outro motivo bastante comum para procrastinar é o medo de errar. Ainda que inconsciente, o medo de cometer falhas ou de não ser bom o suficiente é uma das principais causas para alguém decidir se manter o mais longe possível da tarefa ou projeto a ser realizado;
- Personalidade de procrastinador: essa causa tem a ver com a personalidade de cada pessoa. Seja por herança genética, seja por criação, algumas pessoas têm uma propensão maior a desenvolver procrastinação, como se fosse um traço de sua personalidade.
Ansiedade e procrastinação estão relacionadas?
A ansiedade e a procrastinação têm uma ligação umbilical.
Uma pessoa que sofre com grandes crises de ansiedade dificilmente conseguirá concentrar-se para realizar as tarefas necessárias, mais ainda quando não existe a ideia de serem difíceis ou nada prazerosas.
Por outro lado, quanto mais o indivíduo se vê procrastinando, deixando os compromissos para a última hora ou mesmo não os realizando de maneira adequada, mais ele será tomado por frustração e ansiedade, o que gera estresse e, em cenários mais graves, até quadros depressivos.
E como parar de procrastinar definitivamente?
Se você desconfia que a produtividade está sendo ameaçada pela procrastinação, aqui vão algumas dicas para você extirpar definitivamente esse mal da sua vida.
Lembrando que todo o processo requer muita paciência, disciplina e força de vontade.
Evite se cobrar em demasia ou entender que os resultados devem vir de um dia para o outro.
Saiba se seu problema é mesmo um caso de procrastinação
O primeiro passo é nomear o problema, ou seja, certificar-se de que você está mesmo sofrendo com procrastinação.
Existem outros motivos para que os seus compromissos sejam atrasados, portanto, defina o que é um atraso comum do que é um caso claro de procrastinação.
Uma das formas de distinguir procrastinação de um atraso comum é categorizar esse atraso.
Segundo estudos, existem as seguintes categorias de atrasos:
- Inevitáveis: caracterizado por uma sobrecarga de trabalho ou algum compromisso ou atividade inadiável que se colocou no meio da sua produção;
- Propositais: quando é preciso fazer algo específico antes de realizar a tarefa necessária;
- De adrenalina: neste tipo de atraso a pessoa gosta de sentir a adrenalina por conta da pressão de fazer a tarefa apenas no último instante;
- Irracionais: quando o atraso é aparentemente inexplicável, geralmente ocorrendo por conta de medo ou por ansiedade;
- Hedonísticos: talvez o tipo mais comum, ocorre quando um indivíduo escolhe deliberadamente algo mais prazeroso para fazer ao invés de cumprir com as obrigações necessárias;
- Por problemas psicológicos: caracterizado por conta de forte emoção ou instabilidade mental, como um luto, por exemplo.
Comprometa-se em dar passos pequenos para parar de procrastinar
Como posto acima, a sua procrastinação não será resolvida de um dia para outro.
É preciso ter paciência para que velhos e famigerados hábitos sejam completamente mudados.
Tendo isso em mente, comprometa-se em dar passos pequenos, sem a ansiedade de concluir de uma vez o “projeto final”.
O ideal é que você seja capaz de estipular metas baixas que serão concluídas aos poucos.
Divida o seu tempo entre trabalho e descanso
Por falar em cumprir metas baixas, que tal dividir o seu tempo em blocos de horas ou minutos e procurar produzir o máximo que conseguir nesse tempo pré-determinado?
Esta recomendação, por sinal, não é algo inventado ou sem fundamento.
Existe uma técnica chamada Técnica Pomodoro, que consiste em dividir o tempo em blocos de 25 minutos, onde você deverá manter total foco e esforço para realizar a atividade necessária.
Após esse tempo, uma pausa de 5 minutos para descanso e mais 25 minutos de produção, mantendo o ciclo até que a tarefa esteja completamente finalizada.
Se necessário, se isole das atividades externas para garantir que não cairá nas mesmas distrações.
Gerenciar as emoções é fundamental
Não é somente o seu tempo que deve ser gerenciado, mas também como você se sente durante todo o processo.
Portanto, controle bem as suas emoções para evitar que elas o levem para um caminho diferente.
Evite pensar que você deve estar em um estado de espírito específico para iniciar algo.
Esta é só mais uma arma que o seu cérebro está utilizando para levar você a procrastinar, afinal, se você não está com o “humor certo” para realizar algo, melhor deixar para depois, não é mesmo? Errado.
Programe o seu dia com um cronograma
Programar o seu dia é essencial para evitar a procrastinação.
Você pode decidir previamente o que irá resolver durante a semana, colocando aquelas tarefas que são mais importantes para serem resolvidas em tempos mais curtos.
Além de chamar a sua atenção para os prazos menores e incentivar que eles sejam resolvidos de maneira mais urgente, você iniciará os seus dias já sabendo exatamente o que fazer, o que diminui as chances de procrastinação.
Tenha uma visão realista do seu “eu” do futuro
Não adianta pensar que “amanhã” ou “dentro de dois dias” você estará mais disposto ou apto para realizar a tarefa que precisa.
Ter uma visão realista do seu “eu” do futuro é entender que dificilmente você será uma pessoa diferente da que é hoje e, portanto, não existem garantias de que você conseguirá resolver o problema “amanhã”.
Não existe mágica. A única maneira do seu “eu” futuro ser melhor que o de hoje é trabalhando para resolver de vez os problemas com a procrastinação.
Outras dicas para evitar a procrastinação
- Evite se repreender
- Peça ajuda
- Procure identificar a razão da sua procrastinação
- Combata a procrastinação assim que o sentimento se colocar
- Procure bloquear estímulos externos que podem atrapalhar você na hora de fazer a tarefa
- Inclua imprevistos no seu planejamento
Aplicativos que podem acabar com a procrastinação
Existem aplicativos que podem ajudar na hora de combater a procrastinação.
Entre outras funções, eles podem ajudar na Técnica Pomodoro, auxiliar na organização das tarefas, bloquear distrações, entre outras coisas.
Técnica Pomodoro
Bloquear distrações
Organizar e gerenciar tarefas
- Trello (iOS e Android)
- Todoist (iOS e Android)
- Priority Matrix Manager (iOS e Android)
- Evernote (iOS e Android)
Livros para parar de procrastinar
Além de aplicativos você também poderá recorrer a livros que irão auxiliá-lo no processo contra a procrastinação.
Seguem abaixo alguns exemplos:
- A arte da procrastinação, de John Perry
- O fim da procrastinação, Petr Ludwig
- Como vencer o medo, deixar de procrastinar e se tornar uma pessoa de ação, de Steve Allen
- A equação de deixar para depois, Piers Steel
- Trabalho focado: como ter sucesso em um mundo distraído, de Cal Newport
- A arte de fazer acontecer, de David Allen
Créditos das imagens: Freepik.