Adeus, freelancers? O ChatGPT está automatizando o trabalho de redação
O ChatGPT está sendo utilizado para automatizar o trabalho de redação – e isso tem causado desconfiança no mercado de redatores freelancers.
Melissa Shea, cofundadora da Fashion Mingle, uma plataforma de marketing para profissionais da moda em Nova York, começou a usar o ChatGPT em sua startup de tecnologia focada em moda em janeiro de 2023.
Desde então, a ferramenta gratuita tem produzido conteúdo mais rápido do que os freelancers que antes eram contratados por meio da plataforma freelancer Upwork.
De acordo com Shea, o ChatGPT é tão bom que ela não postou mais um emprego no Upwork desde que descobriu o chatbot.
No entanto, embora essa ferramenta de IA generativa tenha acumulado mais de 100 milhões de usuários e desencadeado uma corrida armamentista de IA em empresas como Microsoft, Google e Amazon, ela também tem causado desconfiança crescente entre clientes e freelancers e problemas para as próprias plataformas.
Segundo a Forbes, a ferramenta está afetando a vida dos freelancers menos experientes, que não oferecem habilidades especializadas, e pode fazê-los perder seus empregos.
Alguns clientes dos mercados de trabalho como Upwork e Fiverr estão sendo inundados com propostas de projetos quase idênticas escritas pelo ChatGPT, causando desconfiança na comunidade de freelancers.
Como resultado, a Upwork alertou que o aumento do uso de IA generativa seria uma ameaça aos seus negócios, pois pode levar a reivindicações adicionais de violação de propriedade intelectual.
Cinco clientes entrevistados pela Forbes relataram que estão recebendo spam com conteúdo escrito por IA em plataformas freelancers, o que está gerando desconfiança crescente entre clientes e freelancers e problemas para as próprias plataformas.
O impacto do ChatGPT nas operações de pequenas empresas
O ChatGPT pode automatizar partes das operações de pequenas empresas, oferecendo uma alternativa mais barata aos trabalhadores autônomos.
De acordo com a Fashion Mingle, a contratação do ChatGPT economizou cerca de US$ 66 mil em salários de freelancers, já que o chatbot pode gerar mais conteúdo muito mais rápido do que os freelancers.
Construído sobre avanços recentes em IA generativa, o ChatGPT e seu irmão baseado em imagem DALL-E podem realizar trabalhos que abrangem a maior parte do espectro freelancer, desde escrever artigos e compilar pesquisas até projetar gráficos, codificar e descriptografar documentos financeiros.
Opinião de especialistas
Embora o ChatGPT e outras ferramentas de IA possam ser usados para realizar tarefas tediosas ou rotineiras, há riscos associados à dependência excessiva dessas ferramentas.
De acordo com especialistas em IA, as ferramentas devem ser vistas como complementos às habilidades humanas, não como substitutos.
Ainda assim, espera-se que o ChatGPT e outras ferramentas de IA continuem a mudar a dinâmica do mercado de trabalho e exigirão novas formas de treinamento e habilidades.
Enquanto algumas plataformas, como a Fiverr, já estão utilizando ferramentas de IA para ajudar os freelancers em suas tarefas, outras podem ser forçadas a se adaptar a essa nova realidade.
Textos gerados por inteligência artificial podem ser penalizados pelo Google
De acordo com o designer e desenvolvedor Fabio Lobo, utilizar o ChatGPT para escrita SEO pode acabar tendo o efeito oposto ao esperado.
(…) o Google entende que conteúdos escritos por um tipo de inteligência artificial infringem as diretrizes, sejam eles em blogs ou publicação nas redes sociais, por exemplo.
Com isso, textos gerados por IA são classificados como spam.
Ainda nessa perspectiva, para sites cadastrados no Google Adsense, a situação pode ser ainda pior. Afinal, ainda que o conteúdo tenha coesão e coerência, a monetização é suspensa, além da queda brusca no ranking de pesquisas.
Fabio Lobo em artigo sobre SEO e ChatGPT
A IA e o ChatGPT estão mudando a forma como as empresas e freelancers trabalham, gerando preocupações e desafios.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia pode trazer benefícios como redução de custos e automação de tarefas repetitivas, ela também pode levar a perda de empregos e desconfiança no mercado freelancer.
Créditos das imagens: Freepik.